terça-feira, 22 de novembro de 2016

Formatos de ficheiros de imagem bitmap e formatos de ficheiros de imagem vetorial

Técnicas de compressão de dados com perdas de informação:
A informação é recuperada sem qualquer alteração após o processo de descompressão.Este tipo de compressão é usada em texto e algumas aplicações multimédia críticas onde a informação é essencial.Este tipo de compressão é também designada por compressão reversível.
Exemplos: imagens fixas, filmes/animações, som.

Técnicas de compressão de dados sem perdas de informação:
Neste tipo de compressão também designada por irreversível, a informação descomprimida é diferente da original.Técnicas irreversíveis são pouco comuns em ficheiros de dados, mas existem situações em que a informação perdida é de pouco ou nenhum valor, como em compressão de voz, imagem, por exemplo.Observe-se que “O facto de na compressão sem perdas a informação descomprimida ser diferente da original não significa que a percepção dum observador seja diferente”.Vejamos um exemplo de compressão irreversível: seria reduzir uma imagem matricial de 400x400 para 100x100 pixels. Na imagem resultante, cada pixel representa 16 pixels da imagem original, sendo que, normalmente, não existe método para obter os valores originais novamente.
Exemplos: imagens fixas, filmes/animações, som, em arquivos.

Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:

BMP – “Bitmap” Usado frequentemente em computadores com plataforma PC em ambientes DOS e MS/Windows.Permite a escolha entre profundidades de 1 bit até 24 bits por pixel .Suporta até 16 milhões de cores (24 bits).Não tem compressão possível.Não tem perda de informação.Não aceita efeito de transparência.

GIF – “Graphics Interchange Format” Criado pela Compuserve em 1987.Usada para guardar uma ou mais imagens de mapa de bits num só ficheiro.Utiliza um algoritmo de compressão sem perda. Possui uma paleta limitada de cores, 256 no máximo.Existem duas versões, GIF87a e GIF89a (actual).O Gif deve ser utilizado para:Logótipos.Animações.Áreas sólidas e geométricas.A evitar Fotografias e imagens de tons contínuos.Uso de texturas.Gradientes.Anti-alliasing.Detalhes elaborados.Transições suaves.



JPEG – “Joint Photographic Experts Group” desenvolvido nos fins dos anos 80 e principio de 90.Possibilidade de escolha do grau de compressão.Compressão de imagens de cenas do mundo real e imagens naturais.Apresenta quatro modos de operação (JPEG com perdas ( lossy ), JPEG sem perdas ( lossless ), modo progressivo e modo hierárquico.Jpeg – Lossy Imagem fonte Processamento Quantização Codificação Huffman Imagem comprimida Jpeg – Lossless Garante que a sua saída descomprimida é bit a bit de forma idêntica à entrada original.Jpeg – Progressivo Imagem em passagens.

PDF – “Portable Document Format “ é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993.Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens.É possível gerar arquivos em PDF a partir de vários formatos de documentos e imagens. 

PNG – “Portable Network Graphics” Desenvolvido em 1996, já sofreu várias actualizações. Principais características:Compressão sem perda.Suporte de transparência de imagem por meio de um canal alpha. Correcção gama.Suporte de três tipos de cor: greyscale , truecolor e pallete-based.Utilização de Chunks para suporte de informação. Áreas de aplicação: Web : carregamento rápido e apresentação da imagem agradável ao olho humano. Edição de imagem: edição sucessiva de imagem sem perda de qualidade. Tipo de Imagens: Imagens com poucas cores e áreas de grandes dimensões com cores sólidas e transições bem definidas (exp: texto e line-art ).

TIFF – “Tag Image File Format” utilizado na troca de documentos entre aplicações e entre os Macintoshes e o Windows.O formato TIFF suporta a compressão LZW.LZW é a mesma compressão usada no formato GIF; no entanto, ao contrário do GIF, suporta outros tipos de imagem para além dos indexed color.Quando se grava uma imagem no formato TIFF, pode-se escolher um formato destinado a um Macintosh ou a um PC compatível.Pode-se ainda escolher "comprimir automaticamente o documento para um tamanho menor" usando a opção LZW Compression.Eleito pelos  profissionais da área. Muito versátil.

Formatos de ficheiros de imagem vetorial:


CDR (Corel Draw) é o formato nativo do programa de gráficos vetoriais Corel Draw, sendo válido para PC e MAC. 
É um formato vetorial, porém admite a inclusão de elementos de mapa de bits (integrados ou vinculados a arquivos externos), podendo levar ademais cabeçalho de pré-visualização (thumbnail). Junto a AI é um dos formatos com mais possibilidades com respeito à cor, à qualidade dos desenhos e ao manejo de fontes, podendo conter os textos traçados ou com fontes incluídas.
Uma das principais desvantagens deste formato é sua falta de compatibilidade com o resto de aplicações gráficas, ao ser estas incapazes de armazenar imagens sob este formato. 

WMF(Windows Meta File): Desenhos vectoriais usados em cliparts no Windows.

PS(Post Script): Esse formato é largamente suportado e pode, inclusive, ser enviado directamente à maioria das impressoras recentes para aproveitamento máximo da sua qualidade de impressão. Porém esse é um formato simples que não suporta canal alfa nem filtros e por isso não pode ser usado sempre como formato intermediário para impressão. 


Sites usados para a elaboração deste trabalho:

Sem comentários:

Enviar um comentário