quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Conceito de imagem/cor

O conceito de imagem, parecendo à uma primeira abordagem de simples definição revela-se, após um estudo mais aprofundado, como de difícil precisão. Desde os primórdios da história do conhecimento que filósofos e pensadores se debruçam sobre a complexa relação que une imagem e realidade, bem como sobre as respectivas definições. Já no livro sexto da República Platão se debruça sobre o problema, definindo imagem como “... primeiramente [as] sombras depois [os] reflexos que se vêem nas águas ou na superfície dos corpos opacos, polidos e brilhantes, e a todas as representações semelhantes” . No entanto, qualquer que sejam as posições teóricas adoptadas, parece incontornável que se entende por imagem algo utilizado para representar uma outra coisa, na sua ausência, existindo em qualquer imagem três dados incontornáveis: uma selecção da realidade (que em casos-limite pode passar por excluir qualquer representação da realidade – veja-se a pintura não-figurativa), uma selacção de elementos representativos, uma estruturação interna que organiza os referidos elementos. 


“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”



 “Uma imagem vale mais do que 1000 palavras” é uma expressão popular de autoria do filósofo chinês Confúcio, utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens.  



O significado deste ditado está relacionado com a facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou a facilidade de explicar algo com imagens, ao invés de palavras (sejam escritas ou faladas).

 Conceito de cor:

Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos.

Forma como é feita a Interpretação das cores pelo cérebro humano:

A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.
A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.


Visão escotópica e visão fotópica

visão escotópica é produzida pelo olho em condições de baixa luminosidade, que será produzida pelos bastonetes que existem na retina
A visão fotópica relaciona-se com a sensibilidade do olho em condições de intensa luminosidade, e é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina:
·        64% são do tipo vermelho
·        32% do tipo verde
·        2% do tipo azul





http://www.ipb.pt/~jsergio/Imagem.html
http://static.tumblr.com/otvsa2f/cIblxkd1h/topoblog.png
https://www.significados.com.br/uma-imagem-vale-mais-que-mil-palavras/
http://sidigicor.blogspot.pt/2011/02/visao-escotopica-e-visao-fotopica.html
http://2.bp.blogspot.com/-69U1xxEiDag/TuP-b_jMUEI/AAAAAAAAAAU/1Wn6erylpnQ/s1600/fgjfgjfhjfghjfhjfhjfh.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário